ARQUITEC ESCOLA DE ARTE E DESIGN
Caros alunos,
Sejam todos bem vindos!!!
Iniciamos mais um semestre letivo e esperamos contar com a colaboração de todos para o desenvolvimento das atividades escolares. Seguem algumas informações e sua leitura é de extrema importância.
Estamos à disposição na secretaria para esclarecimentos.
Contatos via celular e/ou WhatsApp 19-99858 3001
Contatos pelo telefone 19-3251 6966
Email: secretaria@arquitec.com.br
A Direção
Metodologia na Educação a Distância (EaD)
A modalidade de ensino a distância a aprendizagem é compreendida como um dos elementos do processo educativo que possibilita a ressignificação do processo de aprendizagem, principalmente por permitir, em razão de suas características, o rompimento da noção de tempo/espaço da escola tradicional. A Equipe multidisciplinar, composta pelo Tutor, Serviço de Orientação Discente (SOD), Coordenação Pedagógica e Coordenação de Curso elaboram o planejamento, a organização, e executam a assessoria e orientação do processo de aprendizagem.
A ênfase do processo de aprendizagem é centrada na postura de construção do conhecimento, sendo o aluno considerado sujeito ativo do processo através de uma metodologia dialética, na qual se propicie a passagem de uma visão do senso comum (experiências de vida do educando), para uma visão mais elaborada do conhecimento, através da disponibilização de instrumentos que lhe proporcione oportunidades de construir conhecimentos novos e desenvolver a capacidade de elaboração e sínteses integradora do saber construído.
O Professor/Tutor tem papel fundamental no processo, pois assegura a interlocução entre ele e os alunos, além da troca de informações entre os próprios alunos. É o mediador, que fornece os instrumentos e conteúdos necessários à construção dos conceitos científicos que sela os conhecimentos. Neste sentido, deve incentivar permanentemente e sensibilizar o aluno sobre a necessidade da sua participação ativa no processo. Assim, disponibiliza meios para que os alunos desenvolvam sua capacidade de julgamento, de forma que eles próprios estejam aptos a buscar, selecionar e interpretar informações relevantes ao aprendizado. Quando o aluno não apresenta um desempenho satisfatório em termos de compreensão dos conteúdos trabalhados, o Professor/Tutor orienta a ele que refaça o seu percurso, aprofundando e ampliando suas leituras.
A interatividade entre alunos e o Professor/Tutor, deve ser realizada por momentos à distância, conforme plano pedagógico da disciplina, e, ou utilizando-se de ferramentas síncronas e assíncronas, tais como: fóruns, sala de bate-papo, e-mail, através do ambiente de aprendizagem e vídeo conferência, quando for o caso. Para o caso de ferramentas síncronas os especialistas estarão à disposição dos alunos em dias e horários previamente estabelecidos.
Os momentos não presenciais devem ocorrer por meio do auto estudo, através da Internet via
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA),na plataforma Moodle, seguindo o roteiro proposto por cada disciplina e apoiado no material relacionado aos conteúdos trabalhados. Serão programados, como diferencial, encontros virtuais (conforme planejamento por disciplina), que ocorrerão por meio de vídeo aula/conferência com os Professores/Tutor.
Material Didático
O material didático utilizado é produzido pela equipe pedagógica, postado e disponibilizado aos alunos através do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) na plataforma Moodle.
O material didático busca estimular o estudo e produção individual de cada aluno, não só na realização das atividades propostas, mas também na experimentação de práticas operativas centradas na compreensão e experimentações em relação à tecnologia digital, em que será buscada a ampliação do universo cultural e científico, que podem possibilitar ao aluno uma compreensão das diferentes estratégias para a construção da cidadania e seu papel na sociedade.
Todo o material didático constitui-se como dinamizadores da construção curricular e também como um elemento balizador metodológico do Curso.
Estrutura Curricular e Pré-requisitos
Existem disciplinas que são pré-requisitos e que precisam ser respeitadas.
O aluno não receberá certificado de conclusão do curso e/ou diploma caso tenha deixado de cursar qualquer uma das disciplinas constantes da estrutura curricular vigente e/ou não atingir a carga horária mínima exigida.
Avaliação do Rendimento Escolar
Com função diagnóstica, assim como o processo de aprendizagem, a avaliação do rendimento escolar ocorre de forma contínua e integrada. Desta forma, deve o professor prever formas e instrumentos diversificados, além de momentos distintos para efetuar a avaliação.
Esta avaliação ocorre mediante verificações parciais realizadas durante todo o período letivo, sendo ponderado para aferição de tal verificação: provas presenciais escritas (quando solicitadas), pesquisas, arguições, trabalhos desenvolvidos no AVA (ambiente virtual de aprendizagem), apresentações de trabalhos previamente agendados, seminários e principalmente a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem e construção do conhecimento desenvolvido. Ao final de cada Módulo, apósanálise e verificação das avaliações ocorridas durante o período cursado pelo aluno, o professor expressa e sintetiza o rendimento escolar do aluno, em uma única nota final, significando que o aluno aprendeu os conhecimentos e habilidades básicas desejáveis propostos e atendeu aos mínimos estabelecidos.
Na modalidade de ensino a distância (EaD), em função de suas características específicas, que rompem com a noção de tempo/espaço ao longo do processo, o resultado das avaliações para a composição da Nota Final (NF) no processo avaliativo considera e sintetiza os resultados obtidos no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e nas atividades presencias (apresentação final), sendo expresso na seguinte conformidade:
- A Nota Final (NF) de cada componente curricular é sintetizada através de média aritmética simples de todas as avaliações realizadas pelo aluno no decorrer do Módulo, sejam elas presenciais ou no AVA, e expressa em notas na escala de 0,0 (zero) a 10,0(dez), graduados em 0,5 (meio ponto).
- A Média Final (MF) do componente curricular, que representa o desempenho do aluno no módulo é obtida pela média aritmética ponderada, entre a Nota Final (NF) obtida durante o desenvolvimento do Módulo, com peso 2, e a nota obtida na Avaliação Presencial (AP) obrigatória, apresentação final, com peso 3.
- Para fins promocionais, Média Final (MF) que identifica o desempenho satisfatório dos alunos nos diferentes componentes curriculares de cada Módulo, deve ser maior ou igual a 6,0 (seis inteiros).
As notas do ambiente virtual (AVA) são resultantes do desempenho do aluno em fóruns, chats, exercícios, tarefas, trabalhos e questionários, sendo necessária a participação nas atividades programadas para que obtenha rendimento satisfatório. Na modalidade EaD, pelo menos em um dos momentos do processo, a avaliação é desenvolvida de forma presencial (apresentação final).
É considerado, retido no Módulo, o aluno que apresentar frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) e/ou, aproveitamento escolar insuficiente em 03 (três), ou mais, componentes curriculares, mesmo após o oferecimento de estudos de recuperação e compensação de ausências pela Escola. O aluno retido no Módulo só poderá prosseguir seus estudos após a aprovação nos componentes curriculares objetos de retenção.
Ao término do Módulo o aluno éconsiderado Retido Parcialmente, quando apresentar uma das situações especificadas a seguir:
- Frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) em até dois 02 (dois) componentes curriculares e que não tenha cumprido os trabalhos de compensação de ausências, independentemente dos resultados de aproveitamento obtidos;
- Rendimento escolar insatisfatório, com nota final inferior ao mínimo estabelecido para fins promocionais em até 02 (dois) componentes curriculares.
O aluno retido parcialmente no Módulo pode optar por cursar, no período seguinte apenas os componentes objetos da retenção, ou prosseguir seus estudos no Módulo seguinte, desde que os componentes curriculares objetos de retenção não sejam pré-requisitos, especificados nos Planos de Cursos e, obrigatoriamente, cursem paralelamente ao Módulo subsequente, o(s) componente(s) curricular(es) de retenção.
A Escola oferece estudos de recuperação da aprendizagem, nas formas contínua, paralela, com prevalência desta, e intensiva.
- A recuperação contínua é prática inserida no cotidiano das aulas no horário normal do aluno.
II. A recuperação paralela é praticada em horários especiais, fora do horário normal de aulas. III. A recuperação intensiva é oferecida, após o término do Módulo, aos alunos que não obtiveram as médias previstas neste Regimento Escolar.
Na Educação a Distância (EaD), o aluno que não atingir a Nota Final (NF) mínima para promoção nas atividades desenvolvidas no (AVA), ou na prova presencial, deve participar de atividades de recuperação agendadas e acompanhada pelo professor Tutor. Para ser promovido, no(s) componente(s) a que foi submetido ao processo de recuperação intensiva, o aluno deve obter a nota estipulada, que é igual ou maior que 6,0 (seis inteiros).
Frequência
A frequência mínima exigida é de 75% (4 faltas em cada disciplina).
Haverá um acompanhamento do aluno no decorrer semestre em relação a sua frequência, se houver necessidade, o aluno será informado através de documento próprio e encaminhado à Integralização via direção.
Integralização de frequência poderá ser oferecida desde que o aluno arque com as despesas excedentes e seja deferido o requerimento de solicitação do aluno com ajuntada de documentos comprobatórios.
Os atestados (médico, trabalho etc.) justificam a ausência do aluno, mas não anulam suas faltas e devem ser entregues na secretaria no dia do retorno do aluno à escola. Não serão aceitos atestados entregues posteriormente. Prazo máximo até 5 dias úteis.
No caso de licença maternidade ou afastamento por motivo de doença, por favor, junto à secretaria solicitar uma reunião virtual com a coordenação pedagógica.
Promoção e Retenção
A promoção para a próxima etapa será confirmada após avaliações finais e decisão do Conselho de Classe.
A promoção ocorre quando a nota e a frequência forem iguais ou superiores às mínimas exigidas, caso contrário, ocorrerá retenção.
Renovação da matrícula
Deverá ser feita semestralmente até a data determinada pela Escola. Renovações feitas após o prazo estarão sujeitas ao pagamento de uma taxa conforme contrato.
Os alunos não matriculados legalmente, não terão sua vaga garantida e ficarão impedidos de frequentar as aulas no próximo semestre letivo.
Equivalência Curricular
Informações na secretaria.
Biblioteca
A biblioteca estará aberta em horário determinado pela Escola e caso precisem acessá-la em outro horário, favor dirigir-se à Secretaria.
Notebook
As especificações do seu computador para as aulas de informática a partir 3º e 4º semestre do Curso de Design de Interiores, requisito básico: Processador i5 ou i7, de 2.4Ghz ou superior; Memória RAM 8Gb ou superior; Placa de vídeo dedicada 2Gb ou superior; HD 500Mb ou superior; Programas - Windows 10, Sketchup Pro e Artlantis Studio. Não utilizaremos o sistema operacional macOS.
Documentação
Em função das exigências e cobranças da secretaria da educação, os alunos que não entregarem seus documentos solicitados pela escola no ato da matrícula, ou quando solicitados,
NÃO PODERÃO SE REMATRICULAR.
Declarações / Históricos
O aluno poderá solicitar documentos à secretaria, conforme necessidade. O prazo de entrega será de 7 dias úteis em período escolar e de 20 dias úteis em período de recesso escolar.
Serviços Opcionais:
-Carteirinhas:
As carteirinhas são oferecidas aos alunos com um valor de R$40,00. Sua validade será semestral (6 meses).